O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ganha destaque no dia de hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data vai ser comemorada em Olinda com oficinas para policiais militares e profissionais de saúde do município. Os cursos de capacitação vão acontecer no Hotel Flat Quatro Rodas das 8h30 até as 12h e servirão como impulso para o enfrentamento do problema e a construção de uma agenda de trabalho para as comunidades que sofrem com o problema e já contam com a ajuda do Programa Polícia Amiga. A iniciativa é uma parceria do Programa Polícia Amiga e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal Nº 9970/00, com o propósito de incentivar a luta contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes nacionalmente. Pernambuco, em particular, sofre com o problema não só nas comunidades mais pobres, mas também nas belas praias. O estado tem uma rota onde aliciadores pegam os jovens e enviam para fora do país, com a intenção de serem abusados sexualmente. Tráfico de jovens seres humanos.
Desigualdade social, família desestruturada, violência, tráfico de drogas. Esta é a realidade de boa parte das vítimas. Em contrapartida a esta realidade está o aliciador abrindo as portas para um mundo que diz “se tirar a roupa ganha 5, 10 ou 15 reais”. Uma quantia dessas na mão de uma criança, de um jovem, que vivem essa realidade é muita coisa. Na falta de instrução o aliciador está lá.
São José da Coroa Grande, Tamandaré, Porto de Galinhas, são algumas das praias mais visitadas do estado e estão na rota dos aliciadores. Essas cidades são vistas por eles como lugares de maior facilidade, já que estão localizadas perto de rodovias e saídas do estado. A problemática foi exposta no documentário Rota de Ilusões, dirigido e roteirizado pela jornalista Clara Angeiras. Com depoimentos de policiais, vítimas e profissionais de saúde, o documentário mostra as principais rotas e alguns órgãos que ajudam a prevenir e acabar com o problema.
Pelo artigo 224, alínea “a” do Código Penal, violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e dá cadeia.
VANESSA ANGEIRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário